sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Citações (6) - Napoleão Bonaparte

"A arte de ser ora audacioso, ora prudente, é a arte de vencer."

Napoleão Bonaparte

Fonte: Revista Dirigir (nº112 Out. a Dez. de 2010)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

As marcas da nossa vida (8) - O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo


O nome é ambicioso, mas quem provou parece comprovar que efectivamente o famoso bolo faz justiça à sua denominação.
O bolo, aclamado de melhor do mundo, surgiu na mente do seu criador, Carlos Braz Lopes, após uma visita a Paris onde provou um bolo de chocolate que achou magnífico e diferente do habitual. Regressado a Lisboa, tentou recriar a receita, embora não com o sucesso desejado. Mas o processo criativo culminou numa receita própria e única que actualmente é um caso de sucesso e de empreendedorismo em Portugal.
No Mercado de Santa Clara, restaurante localizado ao pé da Feira da Ladra, no bairro lisboeta de Campo de Ourique e propriedade de Carlos Braz Lopes, o bolo começou a ser servido como sobremesa e já na altura era apelidado de “o melhor do mundo”. Os clientes gostaram e o nome pegou, e o seu criador decide levá-lo para outro projecto seu ligado à culinária, o Cozinhomania, onde são organizados cursos de cozinha, e onde o bolo começou também a ser vendido.
A crescente procura do famoso bolo levou a que a marca se tornasse autónoma e desse origem, em 2001, a um café com o mesmo nome também em Campo de Ourique, onde o bolo é comercializado. Com a criação deste espaço, a marca ganhou ainda mais reconhecimento e a procura crescente levou à expansão do negócio e da fábrica, pois as antigas condições já não eram suficientes para atender tantos pedidos. Na loja são vendidas algumas dezenas de bolos por dia, podendo chegar aos 200 ao fim-de- semana.
A receita, apesar de simples (camadas de merengue e mousse com cobertura de chocolate, sem a utilização de farinha ou fermento), tem um toque secreto, apenas conhecido pelo criador e pelas cozinheiras, que têm de assinar um contrato de confidencialidade para ingressar na empresa. Carlos Braz Lopes afirma ainda assim, em entrevista à revista Dirigir (nº 112, de Out. a Dez. de 2010), que “o segredo está na qualidade; procuro que tenha exactamente a mesma qualidade com que começámos.”.
Actualmente, o bolo de chocolate já pode ser também provado fora de Portugal, uma vez que o crescimento da procura levou à expansão do negócio além fronteiras, sendo já comercializado no Brasil, Madrid e Nova Iorque.


domingo, 5 de dezembro de 2010

Citações (5) - Andrew Carnegie

"Ninguém será um grande líder se quiser fazer tudo sozinho, ou ter todos os louros por o ter feito"

Andrew Carnegie

Fonte: Citador