quarta-feira, 14 de março de 2012

As marcas da nossa vida (22) - Oreo


As bolachas Oreo são uma das marcas mais reconhecidas mundialmente, e diariamente são parte integrante de muitos momentos de feliz gulodice um pouco por todo o mundo.
Neste mês de Março comemora-se o centenário das famosas bolachas de cacau com recheio de baunilha. Durante o seu percurso centenário pela cadeia dos biscoitos, muitas maneiras de a comer também se foram desenvolvendo, levando à criação de vários rituais de ingestão. Uns abrem-nas, saboreiam o recheio e só depois comem (cerca de 50% dos consumidores optam por este início); outros não as comem sem primeiro as molhar no leite, havendo ainda espaço para os mais simples e directos, que simplesmente as comem e saboreiam sem quaisquer rodeios.
Seja qual for a forma de as comer, as Oreo são já uma referência para os consumidores de bolachas mundiais.
A história da marca começou a 6 de Março de 1912, na cidade de Nova Iorque, com um formato não muito diferente do que podemos ver hoje nas originais. Actualmente, em Nova Iorque existe uma rua com o nome da bolacha, a Oreo Way, local onde as primeiras Oreo foram produzidas, na pastelaria original da Nabisco (National Biscuit Association).
Em 1923, apareceu a primeira publicidade da marca que fazia alusão ao movimento de separar as duas faces da bolacha para ter acesso ao recheio, datando daí o tão famoso movimento.
No ano de 1928, deu-se a primeira expansão internacional, com o início da comercialização das Oreo em vários países da América Latina e Central. A segunda vaga de internacionalização deu-se em 1949, com a entrada no mercado canadiano. No ano de 1983, a Oreo entrou na indústria dos gelados.
No início dos anos 90, a marca introduziu as Mini Oreo no mercado norte- americano, bem como as Oreo com gorduras reduzidas. Ainda nessa altura a marca entrou no mercado brasileiro e ibérico. Em 1993, estavam já presentes em 30 países.
O ano de 1996 marcou a chegada ao mercado chinês, que actualmente é o segundo maior mercado para a Oreo, apenas atrás do país natal – os EUA, onde, em 2000, um estudo indicou que em 9 de cada 10 casas eram consumidos produtos Oreo.
No ano de 2011 a marca chegou a 3 novos mercados: Polónia, Alemanha e Índia.
As Oreo mais reconhecidas são ainda as originais, mas a verdade é que nos cerca de 100 mercados onde a marca está presente existem mais de 20 variedades da famosa bolacha.
Actualmente, a Oreo é parte integrante do universo de marcas da Kraft Foods, a empresa líder mundial em produção e venda de bolachas, e atinge receitas de cerca de 2 mil milhões de dólares anuais, estimando-se que anualmente sejam consumidas cerca de 7,5 mil milhões de bolachas Oreo.


Fontes utilizadas:
Oreo - site oficial
Kraft Foods - site oficial




quarta-feira, 7 de março de 2012

Citações (16) - Henry Ford

"Algumas pessoas atingem o sucesso porque a isso estão destinadas, mas maior parte atinge-o porque a isso está determinada."

Henry Ford