domingo, 24 de junho de 2012

Pub por Pub (16)


Neste vídeo podemos ver o relato de uma campanha realizada por uma marca de cerveja argentina – a Salta. Primeiramente, é feito um pequeno enquadramento, dizendo-nos que na Argentina o futebol é o desporto dominante, mas que, numa das províncias do país ( a província de Salta), o rugby é o desporto rei. 
Para homenagear esta paixão pelo rugby, a marca decidiu criar uma máquina vendedora de cervejas que apenas dispensasse a cerveja requerida não apenas a troco da quantia monetária indicada, mas também (devidamente preparada para o efeito) a troco de um belo empurrão, mesmo em honra ao culto pelo rugby na zona. 
Durante todo o vídeo vemos várias pessoas a atirarem-se contra a máquina e a empurrá-la para conseguirem comprar a sua cerveja e assim poderem gozar a noite. Com todo o alarido criado, a máquina foi um sucesso de vendas. Diz-nos o relato da campanha que, apenas numa noite, a máquina sofreu mais de 300 empurrões, e que, como a experiência inicial foi positiva, repetiram-na em outros bares, onde o consumo de cerveja aumentou 25% nessas noites. 
Uma campanha de marketing bastante criativa, ligada às raízes culturais da zona do país em questão e que exige uma ligação forte, no sentido literal da palavra, com o consumidor, que se ligou à marca, e com resultados que foram notórios, como se pode ver pelo aumento das vendas.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Leituras (8) - A sorte dá muito trabalho, de Rute Sousa Vasco e Fernando Neves de Almeida


Em todas as áreas, em todas as actividades, a generalidade das pessoas ambiciona poder chegar ao patamar daqueles que considera os melhores, com os quais se identifica e que segue como exemplo na sua carreira e vida. Isso não é diferente na área da gestão. Para uma grande parte dos gestores, aprender com os exemplos de sucesso é uma parte importante da aprendizagem contínua que o mundo dos negócios requer, de evoluírem e de definirem o seu estilo de gestão e as suas estratégias. Olhar para o que gestores de sucesso fizeram, como o fizeram e em que circunstâncias… continua assim a ser uma forma privilegiada de formação pessoal.
Muitos livros têm sido publicados com as biografias e percursos profissionais de gestores de topo, sendo notório neste ramo a hegemonia na oferta de relatos de percurso dos executivos de topo e gurus norte americanos. Os nomes da gestão cujo percurso preenche as prateleiras das livrarias mundiais merecem todo o crédito, mas por vezes também muito se pode aprender com certeza com gestores menos “estrela”, muitas vezes até desconhecidos do público em geral, mas que mesmo assim desempenham papéis críticos em empresas de grande dimensão, tendo através delas um papel nas nossas vidas que muitas vezes ignoramos.
Na obra “A sorte dá muito trabalho – O fator sorte e o fator trabalho na vida de 23 líderes portugueses” (Coimbra: Edições Almedina, 2012), assinado por Rute Sousa Vasco e por Fernando Neves de Almeida, temos exactamente isso, a oportunidade de aprender com o percurso de 23 CEO portugueses, que exercem cargos de chefia em grandes empresas a operar em Portugal. Através de entrevistas concedidas a Rute Sousa Vasco, é reconstituído o percurso profissional e também o perfil destes 23 casos de sucesso - Ana Paula Moutela (Zara), António Bico (Zurich), António Casanova (Unilever), António Coimbra (Vodafone), António Reffóios (Nestlé), Bernardo Bairrão (TVI), Carlos Barros (Fujitsu), Cláudia Almeida e Silva (FNAC), Diogo da Silveira (Açoreana), Eduardo Moradas (BES), João Costa (Matutano), João Leandro (Axa Portugal), Jorge Martins (Martifer), José Coelho (Zurich), José Joaquim Oliveira (IBM), José Serrano Gordo (BP Portugal), Luís Filipe Reis (SONAE SGPS), Luís Magalhães (Deloitte), Luís Paulo Salvado (Novabase), Mário Barbosa (McDonald’s), Carlos Melo Ribeiro (Siemens), Nuno Amado (Santander) e Vítor Neves (Colep). Nesta análise, fala-se do percurso académico, estudos posteriores, sobre quais foram os momentos chave na sua carreira, dificuldades por que passaram, e também de quais os factores que os próprios consideram que exerceram mais influência na construção da sua carreira. Temos assim uma análise a um percurso de sucesso feita pelos próprios intervenientes nesse percurso.
No final do livro, Fernando Neves de Almeida traça um perfil comum de liderança e sucesso, dando a conhecer ao leitor também quais alguns dos factores críticos para o sucesso. É feita uma listagem dessas características, uma explicação geral sobre a mesma e finalmente uma análise da sua importância individual, sendo também feito o paralelismo e o enquadramento com os 23 percursos que nos são dados a ler antes.
Este livro é, desta forma, uma ferramenta interessante de aprendizagem e de aconselhamento para futuros e actuais gestores, mostrando-nos qual a “receita” que os 23 CEO seguiram para atingirem as posições estratégicas e de chefia que hoje ocupam.

Sublinhados:

 “Temos de nos pôr a jeito para ter sorte (...) A sorte dá trabalho, mas temos de desejar ir buscá-la.” Carlos Barros – Director-Geral da Fujitsu Portugal

 “A cooperação é fundamental, mas baseada na heterogeneidade e em diferentes pontos de vista.” Diogo da Silveira – CEO da Açoreana

terça-feira, 12 de junho de 2012

Citações (18) - António Pires de Lima

"Gerir deve ser um acto de humildade: temos de estar disponíveis para aprender todos os dias com as pessoas com quem trabalhamos e com os erros que vamos cometendo."

António Pires de Lima

Fonte:
Fernandes, Filipe S., O segredo não é a alma do negócio, Matéria Prima edições, Lisboa, 2012