quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Gestão à vista (4) - Barry Schwartz - The paradox of choice


Este vídeo é parte integrante do conjunto de conferências Ted Talks, e mostra-nos uma conferência com Barry Schwartz, um psicólogo que se dedica entre outros temas, ao estudo das relações entre Psicologia e Economia. 
Aqui, Barry Schwartz dá-nos o seu parecer acerca dos problemas que demasiadas hipóteses de escolha podem ter em termos de satisfação dos consumidores. Este tema é ainda mais relevante olhando para os actuais padrões de escolha das sociedades ocidentais modernas, e dos chamados países ricos e desenvolvidos. Segundo o autor, o grande leque de escolhas possíveis para produtos que vão desde o ramo alimentar ao ramo da tecnologia torna o nosso processo de decisão mais demorado e menos satisfatório, uma vez que a permanente presença de alternativas leva a uma constante interrogação sobre se fizemos efectivamente a escolha certa, e leva também a um elevar do patamar das expectativas, que assim saem também mais facilmente defraudadas, diminuindo a satisfação que tiramos dos nossos produtos, e podendo causar distúrbios ao nível psicológico, também cada vez mais característicos deste tipo de sociedades.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Rogue Trader - A história de Nick Leeson


“Rogue Trader” é um filme que relata a sucessão de episódios que levaram, no ano de 1995 à falência do Barings Bank, à data uma das mais antigas instituições bancárias mundiais.
É a história real de Nick Leeson, o trader cujas arriscadas “jogadas” no mercado dos derivados levaram a que o banco registasse perdas recorde na ordem dos 800 milhões de libras. “Rogue Trader” mostra-nos com algum pormenor a vida na bolsa e também o nível de risco que caracteriza os mercados financeiros.
Para reverter um erro cometido por um dos membros da sua equipa, Nick Leeson começa a negociar posições no mercado dos derivados sem autorização do banco e também contra as regras estabelecidas pela bolsa de Singapura, onde toda a acção se passou. Esta primeira infracção deu então origem a uma sucessão de apostas falhadas e ilegais, que foram sendo permanentemente omitidas da direcção do banco e que resultaram na catástrofe que pôs fim ao legado de uma grande instituição bancária. 
A história em si é interessante e é de relevância acrescida por mostrar o que é a vida nos mercados financeiros, em especial no de derivados, e a ténue linha que separa ganhos colossais de perdas desastrosas. Podemos ver também que, apesar da autoria das negociações ser do próprio Nick Leeson, a verdade é que a situação em muito beneficiou da falta de regulação, auditoria e controlo por parte do banco (pelo menos segundo o enredo do filme).
Este ponto de vista, quase que explicativo sobre os mercados financeiros, a sua complexidade e capacidade de inovação e risco, é sem dúvida interessante. Fazendo até o paralelismo com a génese das actual crise, vemos também que estes mercados têm vantagens e permitem formas de financiamento que antes não eram possíveis, mas que, levados ao limite, e em especial não sendo regulados da forma mais conveniente, podem sem dúvida levar a situações ruinosas para as instituições bancárias em particular e para as economias em geral.