quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Jerónimo Martins e Sonae nas maiores retalhistas mundiais

Recentemente, a Deloitte publicou um estudo acerca da indústria do retalho a nível mundial, relativo ao ano fiscal de 2011, e duas empresas portuguesas aparecem bem posicionadas.
A Jerónimo Martins ocupa agora a 76ª posição nos maiores retalhistas mundiais, o que representa uma subida de 5 lugares em relação ao ano passado. A Sonae apresenta-se este ano na 148ª posição. No entanto, a Jerónimo Martins apareceu este ano colocada ainda na 22ª posição entre as 50 retalhistas que mais cresceram nos últimos 5 anos, o que ilustra o crescimento recente da retalhista de origem portuguesa. De ressalvar ainda que este índice não conta apenas com as empresas do retalho alimentar e ligada aos super e hipermercados. Nesta lista está presente a generalidade dos sectores do retalho, desde Moda e acessórios a FMCG.

O estudo mostra também que, apesar do clima económico desfavorável que se viveu no último ano, as vendas globais dos retalhistas aumentaram cerca de 5%. 
O ranking das maiores retalhistas mundiais é encabeçado pela norte-americana Wal-Mart. Em segundo lugar aparece o Carrefour (França) e a completar o "pódio" surge a britânica Tesco.


Fontes utlizadas:
Público.pt
Deloitte - 2013 Global Powers of Retailing



Sem comentários:

Enviar um comentário