terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Leituras (10) - Like a Virgin – Secrets they won’t teach you at business school, de Richard Branson


Richard Branson, fundador do Grupo Virgin, é frequentemente aclamado como um dos mais icónicos empresários e empreendedores a nível mundial. Para além de fundador de diversos negócios e de se manter à frente dos destinos do grupo que criou, Branson tem adicionalmente feito notar-se pela sua faceta solidária e também de eterno rebelde e aventureiro. Nestas últimas contam-se a criação de diversas fundações, sempre associadas à marca Virgin, e de programas de apoio ao empreendedorismo, entre outros exemplos. Aventuras como voltas ao mundo em balão, travessias do Canal da Mancha e um constante “apetite” por desportos radicais são apenas alguns dos exemplos que ilustram a vertente mais aventureira. 
Richard Branson tem já um número considerável de publicações onde faz o relato da sua experiência de vida e enquanto empresário de sucesso. Este Like a Virgin – Secrets they won’t teach you at business school (Virgin Books, 2012) é o seu mais recente relato.
Tal como o título indica e tal como Richard Branson dá a entender ao leitor logo no início do livro, o objectivo é o de passar uma visão do mundo de negócios real, dando-nos o seu ponto de vista experiente e tentando “ensinar” alguns aspectos que muitas vezes as escolas de negócios acabam por negligenciar, ou para os quais o verdadeiro tacto só surge com a experiência de trabalho. Apesar do título, Richard Branson releva também o papel fundamental que uma experiência académica oferece. O livro em si é um conjunto de pequenos capítulos, cada um alusivo a um certo tópico, havendo também vários que são efectivamente simples respostas de Branson a perguntas que lhe são endereçadas por vários empreendedores espalhados pelo mundo. O registo em todo o livro é informal e descontraído, misturando em cada capítulo uma série de conselhos para qualquer pessoa de negócios e empreendedora, muitas vezes ilustrados com exemplos reais da experiência de Branson e do Grupo Virgin.
Os livros com relatos de experiências na área dos negócios têm, como é certo, o valor que lhes decidirmos atribuir, mas quase sempre são uma fonte importante e interessante de aconselhamento e aprendizagem, nem que seja pelo facto de ganharmos outros pontos de vista, em especial quando os seus autores são tão icónicos quanto Branson.
Sobretudo numa era em que vivemos de perto as consequências de um mundo de negócios extremamente focado em lucros e valores contabilísticos, e também numa altura em que caminhamos para uma gestão mais humanista, os “ensinamentos” de Richard Branson ganham relevo acrescido. Uma das ideias transversais a todo o livro é a extrema importância dos recursos humanos de uma empresa para o seu sucesso, e a relevância que tem o conseguir manter uma força de trabalho motivada e alegre para prosseguir com o seu trabalho. Para além disso, Branson releva também a importância de um grande serviço ao consumidor, de uma permanente atenção e dedicação aos clientes, dando exemplos que ilustram que por vezes o mais pequeno pormenor pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Branson mantém também constante um terceiro em termos de aconselhamento: a importância de nos divertirmos a fazer o nosso trabalho. Várias vezes se lê que se não acharmos graça ao que fazemos o nosso trabalho não faz sentido.
Neste livro, Branson dá-nos não só a sua perspectiva de líder de um bem sucedido grupo empresarial, mas também a do seu fundador, a do empreendedor que o criou do zero e levou ao sucesso. Desta forma, muitos conselhos ficam também para qualquer empreendedor. A importância de uma ideia bem delineada e inovadora, a necessidade de correr riscos e a importância de vários factores como a família e as inevitáveis fontes de financiamento no sucesso de um novo negócio são alguns dos passos analisados.
Um livro descontraído, fácil e até divertido de ler, que transmite várias ideias e pensamentos sobre maneiras de fazer negócios. Alguns destes vão algumas vezes de encontro ao que se pratica em algumas indústrias e também a algumas teorias de gestão, mas cada vez mais são relevantes para uma melhor compreensão das dinâmicas futuras das empresas. Não só inovador na maneira de pensar a empresa, Richard Branson mostra-se também inovador nos sectores em que aposta. Em mais do que um capítulo, o leitor é alertado para a influência que fenómenos como o aquecimento global e as consequentes alterações climáticas podem ter na nossa vida futura, ficando também o alerta para o que se pode fazer para solucionar este problema. Segundo Branson, não devemos fugir a estes problemas, mas sim encontrar neles uma oportunidade de negócio, que nos permita simultaneamente criar novos empregos e oportunidades, ao mesmo tempo que damos um contributo fundamental para um planeta mais equilibrado, e até possivelmente criar lucro fazendo tudo isto. É sem dúvida algo a pensar.
Tal como já referido, é um livro fácil de ler, muito devido à divisão em pequenos capítulos (em geral com pouco mais de 3 páginas) e ao estilo informal de escrita. Por enquanto não existe disponível no mercado uma versão em português, pelo que os seguintes sublinhados aparecerão em inglês, tal como no livro original.


Sublinhados:

“For me, building a business is all about doing something to be proud of, bringing talented people together and creating something that’s going to make a real difference to other people’s lives.”

“To be a good leader you have to be a great listener. Sure, you need to know your own mind, but there is no point in imposing your views on others without some debate and a degree of consensus. No one has a monopoly on good ideas or good advice.”

“Be flexible, because, just as lack of planning can be a problem, adhering blindly to your plan is a sure-fire way to steer your company off a cliff. A successful entrepreneur will constantly adjust course without losing sight of the final destination.”

“By maintaining the health and mental wellbeing of your staff you are simply protecting the company’s greatest asset – your people. If you map out their needs and find solutions, you’ll see a huge payoff in terms of their creativity, energy, enthusiasm and teamwork – and, ultimately, in the success of your business.”

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