sábado, 15 de fevereiro de 2014

Educação Superior - Cada vez mais um investimento com retorno?

Um estudo recente produzido nos Estados Unidos acerca do Ensino Superior concluiu que a diferença em termos de ganhos, no país, entre diplomados e trabalhadores sem educação superior é, nesta altura, a maior dos últimos 50 anos.
Segundo o estudo, no escalão etário entre os 25 e os 32 anos, os trabalhadores com curso superior auferem um rendimento anual médio de cerca de 45 mil dólares, apresentando uma taxa de desemprego de 3,8%. Para o mesmo escalão etário, mas agora para trabalhadores sem educação superior, estes valores médios fixam-se em 28 mil dólares anuais, com uma taxa de desemprego de 12,2%.
Adicionalmente, o estudo concluiu também que jovens com educação universitária têm também mais propensão a casar, viver fora de casa dos pais e até mesmo maior probabilidade de se sentirem satisfeitos com o seu emprego actual.
A realidade em termos universitários e de emprego dos Estados Unidos é, ainda assim, algo diferente da que se vive actualmente na Europa, pelo que estes dados não podem ser transferidos directamente para uma análise do panorama europeu. Apesar deste facto, o estudo não deixa de apresentar conclusões interessantes sobre o impacto que um curso superior tem na vida futura dos jovens não só em termos de salários, mas também em outros aspectos não exclusivamente monetários, corroborando a importância do investimento em educação superior de qualidade.

Fontes utilizadas:
Time magazine - http://business.time.com/2014/02/12/yes-college-is-totally-worth-it/

Sem comentários:

Enviar um comentário