sábado, 26 de março de 2011

Garrafa "Verde", by Pepsi


A PepsiCo anunciou recentemente que conseguiu produzir uma garrafa composta na sua totalidade por materiais ecológicos e renováveis.
A garrafa em questão é produzida a partir de cascas de milho, de pinheiro e gramíneas, entre outros produtos, culminando assim numa embalagem que apresenta praticamente as mesmas características (inclusive textura e estrutura molecular semelhante) às de plástico (PET) actualmente produzidas a partir do petróleo.
Assim, esta embalagem agora divulgada é 100% reciclável, o que não acontece com o plástico, e também inteiramente produzida através de compostos e matérias-primas biológicas, podendo assim estar dado o primeiro passo para uma grande revolução na área dos plásticos, pois esta nova garrafa representa um substituto aparentemente à altura, mas muito mais “verde”, podendo também ter um impacto muito positivo na diminuição da dependência face ao petróleo para a produção deste tipo de embalagens.
No futuro, as fontes de matérias-primas para a produção da garrafa podem ser diversificadas incluindo cascas de batata, laranja, entre outras, o que é também um aspecto positivo pois a matéria-prima para a produção da garrafa resultará essencialmente das sobras de vários negócios da área alimentar, podendo assim este processo produtivo ser destino de muitos desses resíduos, tornando-se mais eficiente e ecológico.
A produção desta garrafa ecológica vai ter a sua fase piloto já em 2012, estando prevista para depois a sua comercialização em massa.
Fica assim mais um exemplo do impacto que os departamentos de Investigação e Desenvolvimento das empresas podem ter não só na actividade dessas empresas mas também nos comportamentos da sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário