A revolução digital parece ter chegado para ficar, mesmo no mundo empresarial e na relação das marcas com os seus clientes, e cada vez mais surgem exemplos de empresas que conseguem aproveitar as potencialidades desta nova era e potenciar assim a sua relação de proximidade com os consumidores.
É o caso do novo conceito de loja que a Kellogg’s estreou em Londres, na zona do Soho. Para promover o lançamento de um novo produto da sua linha, os Special K Cracker Crisps, a Kellogg’s lançou esta loja promocional, que apenas estará em funcionamento por tempo limitado, mas que apresenta uma ideia com potencial para novas adopções no futuro.
A grande diferença desta loja relativamente a qualquer outra no mundo é na forma de pagamento – o dinheiro de pouco serve. Para levar de “borla” (pelo menos em termos monetários) uma embalagem do novo produto, o cliente tem apenas que aceder à sua conta no Twitter e fazer um tweet, onde marque a nova loja da Kellogg’s. Para este efeito, a loja tem mesmo afixado numa das paredes um menu de 3 tweets sugeridos, mas os mais criativos podem também publicar um à sua vontade, desde que lá esteja a referência à nova loja Kellogg’s. O Twitter é constantemente monitorizado num ecrã dentro da loja e mal o tweet seja oficial o cliente pode reclamar a sua embalagem de Special K Cracker Crisps.
Aquando do lançamento de um novo produto, dá-lo a conhecer aos potenciais clientes é fundamental para o sucesso deste ao longo do seu ciclo de vida, e nenhum meio de comunicação consegue chegar hoje em termos de dispersão de mensagem onde chegam as redes sociais. Para a Kellogg’s, o custo de oferecer uma embalagem do novo produto é mínimo, comparado com o número de pessoas a que podem eventualmente chegar com esta iniciativa, criando um fenómeno de interesse à volta do novo produto, usando como base a conta do Twitter dos seus próprios clientes.
As redes sociais têm revolucionado a forma de se fazer publicidade e gerir a relação com os clientes, e apresentam-se como uma alternativa dinâmica, inovadora e pouco onerosa de publicitar as marcas. Apesar de todo este potencial, são muitas as empresas que ainda não sabem como gerir este novo fenómeno e utilizá-lo eficazmente para chegar aos clientes, mas a Kellogg’s apresenta aqui um projecto inovador e bastante interessante no que toca a esta temática. Muitos especialistas questionam-se sobre qual o valor de um tweet para as marcas, mas se para os seus clientes o valor é uma embalagem de Special K Cracker Crisps, para a Kellogg’s este pode ser muito maior.
Fontes utilizadas:
Adweek.com
PSFK.com
International Digital Times
The Next Web.com
Sem comentários:
Enviar um comentário