quarta-feira, 28 de julho de 2010

As marcas da nossa vida (1) - TAP



A TAP ( Transportes Aéreos Portugueses), é a companhia aérea portuguesa por excelência, contando já com mais de 60 anos de história.
A sua fundação remonta a 14 de Março de 1945, quando o director do Secretariado da Aeronáutica Civil, Humberto Delgado, cria a secção de Transportes Aéreos (TAP). Ainda neste ano a companhia adquire os seus primeiros aparelhos, dois DC-3 Dakota com capacidade para 21 passageiros.
No ano seguinte, é criado o Curso Geral de Pilotos, e abertas as duas primeiras linhas aéreas, primeiro a linha Lisboa-Madrid, e, em seguida, a "Linha Imperial" - Lisboa-Luanda-Lourenço Marques - que contava com 12 escalas e 15 dias de duração (ida e volta, num total de 24540 km).
Até ao início dos anos 50, são criadas ligações aéreas com Paris(1948), Sevilha (1948) e Londres (1949).
Em 1953 a empresa é privatizada, mas mantendo uma maioria de capitais estatais, inaugurando ainda nesse ano as primeiras ligações a Marrocos, mais precisamente a Casablanca e Tânger.
O final da década de 50, mais concretamente o ano de 1958 é de recordes para a empresa, com esta a ultrapassar os 1000 trabalhadores, e os 64 mil passageiros, abrindo alas para a grande expansão que a empresa sofreria nos anos seguintes, começando com a abertura das linhas Lisboa-Porto Santo, e Lisboa-Rio de Janeiro em 1960. Em 1962 a empresa adquire o seu primeiro avião a jacto, passo que leva a que em 1964 seja ultrapassado o milhão de passageiros e a que em 1967 a TAP fosse a única transportadora europeia a operar exclusivamente com aviões a jacto.
A empresa continua em expansão, adquirindo em 1972 os primeiros aparelhos e grande porte, quatro Boeing 747-200, e chegando a 1974 a operar com 32 aparelhos, voando para mais de 40 destinos, contando com cerca de 9000 trabalhadores e tendo transportado já cerca de 1,5 milhões de passageiros.
Em 1975, após o 25 de Abril, a empresa não resiste à vaga de nacionalizações e transforma-se em empresa pública, sofrendo ainda nesse ano um processo de modernização, com a chegada de novas aeronaves e a introdução de serviços computorizados.
Contrastando um pouco com o desenvolvimento das décadas de 60 e 70, os anos 80 são menos positivos para a TAP, mas também para as companhias aéreas em geral, pois, como resultado dos choques do petróleo, o preço dos combustíveis sofreu um grande aumento, provocando assim uma escalada dos custos da transportadora aérea, aliado ao facto de nessa altura terem aparecido os primeiros voos charter (também chamados low-cost, ou voos de baixo custo), e de a empresa enfrentar uma concorrência agressiva, num sector ainda pouco regulado. Durante os anos seguintes a empresa foi modernizando a sua frota, iniciando em 1989 uma relação que ainda hoje dura, com a Airbus (fabricante de aviões europeu), com a chegada dos primeiros A310-300. Neste ano, são ainda criados os voos para não fumadores (voos azuis), e, pela primeira vez, uma mulher (Teresa Carvalho) ingressa na empresa como piloto.
Durante os anos 90, a empresa aumenta o número de passageiros, e renova a sua frota, mantendo a boa relação com a Airbus, embora estes sejam anos não tão positivos financeiramente, acumulando prejuízos avultados. Este cenário financeiro só acaba em 2005, ano em que pela primeira vez desde há algum tempo, a transportadora aérea obtém lucros, em virtude do bom ano que efectuou, adoptando uma nova imagem, sendo galardoada com vários prémios, e integrando em Março o grupo Star Alliance, o maior grupo de companhias de aviação a nível mundial. Nos anos que se seguiram, a empresa continuou a conquistar prémios, e a crescer, consumando a compra da VEM, o maior centro de manutenção da América do Sul, em 2006, e a integração da Portugália Airlines em 2007.
Actualmente, a TAP conta já com uma frota de 77 aeronaves, efectuando 1850 voos semanais, para cerca de 64 destinos espalhados por 30 países, acumulando cada vez mais prémios e cimentando a sua posição de companhia aérea de topo.


Fontes Utilizadas: TAP Portugal - Site Oficial ( www.tap.pt)

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