terça-feira, 10 de abril de 2012

As marcas da nossa vida (23) - Colgate


A história da Colgate começou no ano de 1806. William Colgate, um jovem americano de 23 anos abriu o seu negócio de produção e comercialização de sabões, goma e velas em Manhattan, Nova Iorque. Nessa altura, todos esses produtos ainda eram essencialmente caseiros, mas William tentou inverter essa tendência e começou a produzi-los com grande qualidade e a comercializá-los a baixo preço, um relação que ainda hoje é um chamariz para qualquer cliente.
Em 1817, já a Colgate fazia publicidade em jornais e outros suportes e, no ano de 1820, devido ao crescimento que o negócio vivia, abriu uma nova fábrica.
Em 1857 deu-se a morte do fundador da empresa, e esta passou então a ser administrada pelo seu filho, Samuel Colgate.
Actualmente, o produto mais marcante da Colgate são as suas pastas de dentes, produto que apareceu no portefólio da empresa em 1873, disponível na altura apenas em boiões de vidro. Em 1896, o dentífrico Colgate passou a ser comercializado em embalagens flexíveis, semelhantes às de hoje em dia. Nesse ano foi também criado o primeiro laboratório de pesquisa da empresa.
Por altura do centésimo aniversário da empresa, em 1906, esta comercializava já cerca de 800 produtos. Tentava também desempenhar um papel na sociedade, mais concretamente na sua saúde oral, providenciando a distribuição de tubos de pasta pelas escolas e também demonstrações com higienistas, para mostrar às crianças como escovar os dentes correctamente.
A primeira vaga de internacionalização deu-se em 1914, com a abertura da subsidiária no Canadá. Alguns anos mais tarde, foi feita a expansão para a América Latina, Europa, Ásia e África.
1º tubo de pasta Colgate

Em 1928, deu-se um grande marco na história da empresa: a Colgate Company juntou-se com a Palmolive Company (produtora de sabões), dando origem ao grupo Colgate-Palmolive (nome só oficialmente adoptado em 1953). Esta fusão foi particularmente importante pois assim o recém formado grupo conseguiu fazer mais eficazmente frente à Grande Depressão de 1929 e continuar a crescer apesar da crise, dando mesmo entrada na Bolsa de Nova Iorque no ano de 1930.
Em 1937 o grupo começou a produção de detergentes, e em 1947 lançou a marca Ajax, que ainda hoje se mantém como uma das referências em produtos de limpeza. Em 1959 deu-se a entrada da empresa em Portugal.
Para a Colgate, os seus laboratórios sempre foram uma parte integrante da estratégia de lançamento de novos produtos, mas em 1972 a empresa deu um outro passo no reconhecimento como produto médico. Adquiriu os laboratórios Hoyt, dando assim origem à Colgate Oral Pharmaceuticals.
No ano de 1976, a empresa entrou num novo mercado, através da aquisição da Hill's Pet Products, passando assim a comercializar também comida para animais de estimação.
Nos anos que se seguiram, o crescimento continuou, sustentado também em parte por aquisições de outras empresas, e em 1989 a empresa ultrapassou a marca dos 5 mil milhões de dólares em vendas.
Actualmente, comercializa os seus produtos em mais de 200 países e tem vendas no valor de 15 mil milhões de dólares. A empresa está organizada em 4 divisões: Higiene Oral, Higiene Pessoal, Limpeza Caseira e Nutrição Animal.
A Colgate-Palmolive conta com um portefólio variado de produtos, que em Portugal inclui várias marcas para além das óbvias Colgate e Palmolive. Outras são, por exemplo, Ajax, Super Pop e Soflan, sendo este conjunto de marcas ainda maior quando observamos o portefólio mundial da empresa.

Fontes utilizadas:
Colgate - Site Oficial

Sem comentários:

Enviar um comentário