segunda-feira, 30 de abril de 2012

Roland Berger divulga planos para criação de agência de rating europeia

A consultora estratégica alemã Roland Berger divulgou na passada semana o plano de criação de uma agência de rating global de origem europeia. Segundo fontes da empresa, esta está agora concentrada em garantir os investimentos necessários junto de instituições europeias, bancárias e não só, para a constituição da agência. Desta forma, a nova agência diversifica desde já os investidores, angaria potenciais clientes, bem como o apoio do sector bancário e de grandes grupos europeus, evitando assim também futuros conflitos de interesse. 

A criação de uma agência de rating europeia era uma proposta que vinha a ganhar peso há já uns anos. A hegemonia das agências americanas nesta área é até agora notória, e os interesses dessas mesmas agências são muitas vezes questionados, sobretudo por empresas e nações europeias, pois sentem-se prejudicadas seriamente no acesso ao crédito e nos custos de financiamento, além de já algumas vezes terem sido questionadas a transparência e credibilidade destas avaliações. Portugal foi um destes casos, tal como o de muitos países da União Europeia, em que o rating foi severamente reduzido num curto espaço de tempo, altura em que foram acusadas as agências de notação de serem uma parte activa na guerra de divisas entre o euro e o dólar. 

A criação de uma agência fiável, credível e forte de base europeia ameniza assim este efeito, dando aos investidores mundiais uma outra visão e avaliação, e trazendo alguma protecção às empresas e nações europeias face a possíveis ataques especulativos. 

Fontes utilizadas:
Diário Económico
Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário