quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Gestão à vista (4) - Barry Schwartz - The paradox of choice


Este vídeo é parte integrante do conjunto de conferências Ted Talks, e mostra-nos uma conferência com Barry Schwartz, um psicólogo que se dedica entre outros temas, ao estudo das relações entre Psicologia e Economia. 
Aqui, Barry Schwartz dá-nos o seu parecer acerca dos problemas que demasiadas hipóteses de escolha podem ter em termos de satisfação dos consumidores. Este tema é ainda mais relevante olhando para os actuais padrões de escolha das sociedades ocidentais modernas, e dos chamados países ricos e desenvolvidos. Segundo o autor, o grande leque de escolhas possíveis para produtos que vão desde o ramo alimentar ao ramo da tecnologia torna o nosso processo de decisão mais demorado e menos satisfatório, uma vez que a permanente presença de alternativas leva a uma constante interrogação sobre se fizemos efectivamente a escolha certa, e leva também a um elevar do patamar das expectativas, que assim saem também mais facilmente defraudadas, diminuindo a satisfação que tiramos dos nossos produtos, e podendo causar distúrbios ao nível psicológico, também cada vez mais característicos deste tipo de sociedades.

Sem comentários:

Enviar um comentário