segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Prémio Nobel da Economia 2011

Christopher Sims e Thomas Sargent

Foram divulgados esta segunda-feira os vencedores do Prémio Nobel da Economia de 2011. Os vencedores são Christopher Sims e Thomas Sargent, e foram galardoados pelas suas investigações na área da macroeconomia, mais especificamente sobre as implicações que a política económica tem em diversas variáveis como o PIB, a inflação, o emprego e o investimento, sendo os modelos desenvolvidos por ambos bastante utilizados actualmente para averiguar o impacto de várias políticas económicas. Os trabalhos desenvolvidos por ambos os economistas são independentes, mas segundo a Academia Sueca acabam por se complementar, daí o prémio ter sido atribuído conjuntamente.

Christopher Sims concluiu a sua licenciatura na área da matemática na Universidade de Harvard e obteve depois um doutoramento em economia pela mesma Universidade. É actualmente professor de economia na Universidade de Princeton, nos EUA, e tem desenvolvido muito do seu trabalho na análise do efeito das taxas de juro definidas pelos bancos centrais.

Thomas Sargent estudou na Universidade de Berkeley e obteve um doutoramento na Universidade de Harvard. Actualmente é professor de economia e negócios na Universidade de Nova Iorque, e dedicou maior parte do seu trabalho ao tema da inflação.

Fontes utilizadas:
Diário Económico
Expresso
Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário