sábado, 11 de fevereiro de 2012

Leituras (7) - Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie



Este livro é o expoente máximo da literatura motivacional e uma referência absoluta nesse ramo da escrita. É também, praticamente desde a sua escrita, uma ferramenta considerada de grande utilidade para os gestores.
O livro original foi publicado em 1937 por Dale Carnegie, como um sumário e também guia de ideias dos cursos de comunicação e motivação que o autor promovia pelos EUA. Desde então, tem sido um verdadeiro sucesso, com milhões de cópias vendidas, sendo que actualmente existem traduções em mais de 40 línguas. Em 1981, o livro teve uma nova edição, esta já revista pela viúva de Dale Carnegie, em que nenhum dos ensinamentos do livro foi alterado, apenas foi feita uma pequena actualização para os tempos modernos.
O livro é todo ele escrito com um estilo de escrita simples, directo e acessível, o que torna a sua leitura bastante fácil. Também está dividido em capítulos que geralmente são de pequenas dimensões, o que também se torna benéfico para a leitura e também para a organização e consolidação de conhecimentos.
Confiante e ciente da importância que as questões do discurso e das relações entre as pessoas têm no sucesso profissional, Dale Carnegie dá ao leitor, logo no início, um conjunto de 9 conselhos para a correcta leitura do livro. Não os enumerando aqui, fica o registo de que todos eles incentivam a prática dos conhecimentos adquiridos no livro e a avaliação dos resultados. Dale Carnegie sugere também que o leitor leia duas vezes cada capítulo antes de passar ao seguinte, para verdadeiramente interiorizar a mensagem, e também que a leitura do livro não seja feita uma única vez, sugerindo que se volte regularmente a folheá-lo, para recordar tão preciosos ensinamentos.
À primeira vista, pode parecer apenas mais um livro motivacional, mas a verdade é que o sucesso que tem tido não deixa nenhum leitor indiferente. Ao lermos o livro, observamos lá muitos conceitos, muitas regras de boa educação, muitos métodos de relacionamento que nos parecem óbvios, mas dos quais nem sempre nos lembramos, ou para os quais nunca fomos alertados acerca da sua importância numa relação com o outro. Se seguirmos os conselhos do próprio autor, vemos que eles fazem todo o sentido e que se os tentarmos pôr em prática podemos mesmo conseguir alguns resultados. Não se trata de um livro miraculoso que salve a nossa vida, mas, se o lermos com atenção, pensarmos sobre ele e tentarmos melhorar com ele, pode mesmo fazer alguma diferença. Mas, tal como o próprio autor avisa, cada pessoa é diferente, pelo que o impacto nuns pode ser maior ou menor que noutros.
Muitos dos conselhos são mesmo ilustrados com casos da vida real da época em que foi escrito, e que, devido à sua antiguidade, podem parecer ultrapassados, mas o ensinamento acaba por se mostrar intemporal.
Posto tudo isto, Como fazer amigos e influenciar pessoas é um manual para melhores relacionamentos e melhor comunicação, e, tendo em conta que qualquer área de trabalho está baseada essencialmente em pessoas, e que todos temos a necessidade de comunicar, o livro pode mesmo trazer algo de novo e bom para este ramo.

Sublinhados:

“Se tentarmos apenas impressionar as pessoas e fazer com que se interessem por nós, nunca teremos amigos verdadeiros e sinceros. Os amigos, os verdadeiros amigos não se fazem desta forma.”

“Descobri, na minha experiência pessoal, que podemos conquistar a atenção, o tempo e cooperação das pessoas mais solicitadas se estivermos genuinamente interessados nelas.”

“Uma birra terrível, ou mesmo o crítico mais feroz, ficam apaziguados e são conquistados pela presença de um ouvinte atento e compreensivo – um ouvinte que fica em silêncio enquanto o acusador furioso se ergue como uma serpente e cospe o veneno do seu sistema.”

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