quarta-feira, 8 de setembro de 2010

As 50 marcas mais valiosas da actualidade


Na edição publicada a 30 de Agosto da revista americana Forbes, aparece, num artigo da autoria de Kurt Badenhausen uma lista das 50 marcas mais valiosas da actualidade.
Esta lista, apesar de consumar apenas alguns factos que já não são grande novidade acerca do poderio e do valor de muitas da maiores marcas mundiais, permite-nos tirar algumas conclusões.
Conseguimos ter sobretudo uma visão mais global e competitiva do mundo das marcas, sendo fácil de observar quais os sectores onde os consumidores têm apostado cada vez mais, e podemos conhecer a importância que esses sectores têm ganho nas nossas vidas. É o caso, por exemplo, do sector da informática e das novas tecnologias, que conta com 15 marcas entre as 50, das quais 4 estão nos primeiros 5 lugares, bem como outros sectores bem presentes, como o dos serviços financeiros.
O primeiro e principal critério utilizado para calcular o valor de cada marca foi o “Earnings before interest and taxes”, ou EBIT, ou seja, o resultado antes de encargos financeiros e impostos, vulgarmente conhecido como Resultado Operacional. A este resultado foram feitas depois reduções e outros cálculos, como impostos.
Na lista notam-se alguns traços de parcialidade, sobretudo por ter sido elaborada por uma revista norte-americana, afirmando a Forbes que apenas contou com marcas presentes no mercado americano, pois, segundo a revista, qualquer marca, para ser verdadeiramente global, tem de estar presente nos EUA, o que não deixa ainda assim de ter o seu fundamento. Desta forma, os EUA lideram destacadamente a lista, com 33 marcas entre as 50, aparecendo o Japão em segundo lugar, com 4, salientando-se ainda que as 50 marcas são originárias de apenas 10 países.


Lista das 50 marcas:

1. Apple (Hardware, EUA)
2. Microsoft (Software, EUA)
3. Coca-Cola (Bebidas, EUA)
4. IBM (Software e Serviços, EUA)
5. Google (Internet, EUA)
6. McDonald’s (Alimentação, EUA)
7. General Electric (Diversificados, EUA)
8. Marlboro (Tabaco, EUA)
9. Intel (Hardware, EUA)
10. Nokia (Telecomunicações, Finlândia)
11. Toyota (Veículos Motorizados, Japão)
12. Cisco (Hardware, EUA)
13. Vodafone (Telecomunicações, Reino Unido)
14. Hewlett-Packard (Hardware, EUA)
15. AT & T (Telecomunicações, EUA)
16. BMW (Veículos Motorizados, Alemanha)
17. Oracle (Software, EUA)
18. Louis Vuitton (Produtos de Luxo, França)
19. Mercedes-Benz (Veículos Motorizados, Alemanha)
20. Disney (Entretenimento, EUA)
21. Gillette (Cuidado Pessoal, EUA)
22. Honda (Veículos Motorizados, Japão)
23. Walmart (Retalho, EUA)
24. Pepsi (Bebidas, EUA)
25. Verizon (Telecomunicações, EUA)
26. United Way (Filantropia, EUA)
27. Nintendo (Consumíveis Electrónicos, Japão)
28. Budweiser (Bebidas Alcoólicas, EUA)
29. Nescafé (Bebidas, Suiça)
30. SAP (Software, Alemanha)
31. Nike (Vestuário e Calçado, EUA)
32. American Express (Serviços Financeiros, EUA)
33. Samsung (Consumíveis Electrónicos, Coreia do Sul)
34. L’Oreal (Cuidado Pessoal, França)
35. HSBC (Serviços Financeiros, Reino Unido)
36. BlackBerry (Consumíveis Electrónicos, Canadá)
37. IKEA (Retalho, Suécia)
38. Frito-Lay (Alimentação, EUA)
39. Canon (Hardware, Japão)
40. Wells Fargo (Serviços Financeiros, EUA)
41. Kellogg’s (Alimentação, EUA)
42. JP Morgan Chase (Serviços Financeiros, EUA)
43. UPS (Transportes, EUA)
44. Bank of America (Serviços Financeiros, EUA)
45. Goldman Sachs (Serviços Financeiros, EUA)
46. Dell (Hardware, EUA)
47. H&M (Retalho, Suécia)
48. ESPN (Media, EUA)
49. eBay (Internet, EUA)
50. Gucci (Produtos de Luxo, França)


Links:
Artigo Original Forbes
As marcas mais valiosas em imagens

Sem comentários:

Enviar um comentário