sábado, 4 de setembro de 2010

Dois portugueses em alta...

Nos últimos dias vieram a público notícias que davam conta de dois portugueses a ocuparem altos cargos em grandes empresas mundiais. Felipe Oliveira Baptista é agora o novo director criativo da Lacoste, e António Melo Pires é, a partir do dia 1 de Setembro, o novo director geral da Autoeuropa.



O novo director criativo da conhecida marca do crocodilo, Felipe Oliveira Baptista, de 35 anos, nasceu nos Açores, mas cedo se radicou no estrangeiro, em muito devido ao maior número de oportunidades no seu mundo, o da moda, que estavam disponíveis fora do nosso país. Formado em Moda pela Universidade Kingston de Londres, cedo começou a trabalhar em pesos pesados da indústria do vestuário, tais como MaxMara ou Cerruti, coleccionando prémios na sua área, inclusive uma bolsa da conhecida marca de luxo Louis Vuitton Moet Hennessy, bolsa esta que usou para dar início à sua própria marca. Em Portugal, participou na Moda Lisboa em 2003, ano em que apresentou também a sua primeira colecção em Paris e contou com o apoio do Portugal Fashion.
Agora, atinge um dos mais altos patamares da moda mundial, sendo o primeiro português a ocupar tão distinto cargo numa das casas de alta-costura de Paris, substituindo Christophe Lemaire, que se mudou para a Hermés, onde substituiu Jean Paul Gaultier.
Felipe Baptista, para chegar a este lugar, passou por um processo de selecção onde estavam presentes 15 concorrentes. O cargo é alto e cheio de responsabilidades, sendo uma delas a de liderar agora o projecto de reposicionamento que a marca francesa está a adoptar, pretendendo associar-se a uma imagem mais moderna, reunir uma maior aceitação do público feminino, e recuperar mercados como o dos Estados Unidos, bem como lançar a marca nos cada vez mais importantes mercados emergentes, como a China ou o Brasil.
Com o objectivo então de modernizar a marca e de a soltar um pouco do habitual estilo mais clássico, alargando a oferta, este português terá a primeira grande oportunidade para mostrar o seu valor na semana da moda de Nova Iorque de 2011, onde apresentará a colecção Primavera/Verão 2012.



António Afonso de Melo Pires é, a partir do último dia 1 de Setembro o primeiro português a ocupar o cargo de director-geral da fábrica da Volkswagen em Palmela, sucedendo a Andreas Hinrich. António Pires, de 52 anos, nascido em Setúbal e licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, conta já com uma grande experiência dentro da marca alemã, tendo entrado para a Autoeuropa em 1992, para a área das carroçarias, apenas deixando a fábrica em 2003, quando se mudou para Navarra para dirigir a área das carroçarias na fábrica espanhola. Em 2006, nova mudança, desta vez para o Brasil, para dirigir a fábrica de São Bernardo do Campo, e, um ano depois, ainda no Brasil, chegava a director-geral da fábrica de Curitiba.
É com grande expectativa que se aguarda a liderança de um português na unidade fabril de Palmela, falando-se até já de um possível melhor entendimento com os sindicatos na discussão salarial para 2011, que se avizinha.
O novo director-geral da Autoeuropa, a avaliar pelas entrevistas entretanto divulgadas, mostra-se motivado e decidido a melhorar a fábrica de Palmela, impondo novos métodos de trabalho e melhorando os níveis de qualidade e eficiência, para que haja uma maior garantia de qualidade e fiabilidade face aos clientes. A possibilidade de se conseguir um quarto modelo da Volkswagen para a fábrica também foi falada na sua apresentação, afirmando António Pires que é possível e praticável face às capacidades da Autoeuropa, embora não imediatamente, mas negando a ideia de que a vinda de um novo modelo seja fulcral para a permanência da unidade em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário