domingo, 26 de setembro de 2010

Marcadores (1) - Adam Smith



Adam Smith nasceu em Kirkcaldy, na Escócia, no ano de 1723. Frequentou a Universidade de Glasgow e, posteriormente, a de Oxford até 1746, tendo efectuado os seus estudos na área da Filosofia Moral.
Em 1751, iniciou a sua vida académica como professor, também na Universidade de Glasgow, onde leccionou precisamente a cadeira de Filosofia Moral. Para além das obrigações académicas, Smith desenvolveu importantes investigações em teorias na sua área, sendo, a par de David Hume, seu amigo e colega filósofo, uma das principais figuras do iluminismo escocês. As suas investigações culminaram numa importante obra deixada na área da Moral.
Em 1762, Smith abandonou a carreira docente e tornou-se tutor do jovem Henry Scott, Duque de Buccleuch. Com o seu tutorando, percorreu então a Europa durante quatro anos, tendo tido a possibilidade de privar com outros grandes intelectuais da sua geração, como Voltaire, Benjamin Franklin, D’Alembert, entre outros.
Adam Smith desenvolveu ainda grande interesse pelos assuntos económicos, área de estudo a que se começou a dedicar ainda em Glasgow, tendo publicado em 1776 um dos livros de maior relevo na Economia, An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations, ou simplesmente The Wealth of Nations (A Riqueza das Nações), livro que teve desde logo um enorme sucesso e que fez com que Adam Smith fosse apelidado como o “Pai da Economia”.
Nessa altura, mudou-se para Edimburgo, cidade onde acabou por falecer em 1790.



Monumento a Adam Smith, em Edimburgo

Sem comentários:

Enviar um comentário