sábado, 2 de outubro de 2010

Renova Black chega ao Insead


Apesar das constantes más notícias relativas ao nosso país e da habitual desconfiança dos portugueses nas marcas nacionais, surgem, por vezes, notícias animadoras sobre a projecção que estas mesmas marcas atingem no exterior.
Desta vez é a Renova, marca de papel higiénico oriunda de Torres Novas, que se destaca, importância que se deve ao facto de a Renova ser, a partir de agora, o primeiro caso de estudo português na área do marketing (o BCP já era caso de estudo na área da banca de retalho) da conceituada escola de Gestão Insead, em Fontainebleau, nos arredores de Paris.
O motivo de estudo é o sucesso que a marca obteve com a inovadora ideia de lançar o primeiro papel higiénico preto, o Renova Black, em 2005. Desde então, o Renova Black já vendeu cerca de 10 milhões de unidades, fazendo sucesso também lá por fora e merecendo destaque em jornais como o The New York Times ou o El Mundo.
Agora, após o sucesso de vendas, chega a uma das mais reputadas escolas de Gestão do mundo pela mão de uma aluna portuguesa de MBA no Insead, que, no âmbito de um trabalho para a cadeira de Gestão de Marca, quis pegar em algo que fosse português, para deixar uma marca lusa na Universidade francesa.
Segundo Pierre Chandon, professor no Insead, o projecto destaca-se ainda mais pelo facto de a Renova ser ainda uma empresa familiar, com um orçamento reduzido, que conseguiu deixar a sua marca e tornar-se um exemplo em termos de inovação.

Sem comentários:

Enviar um comentário