sábado, 16 de outubro de 2010

As marcas da nossa vida (6) - H3

Os cada vez mais populares hambúrgueres da cadeia h3 são já um dos mais bem sucedidos casos de empreendedorismo em Portugal. Responsável por trazer para o mundo das cadeias alimentares um conceito ainda em expansão, o do hambúrguer gourmet, o grupo português vai crescendo a olhos vistos desde a sua criação, em 2007.
A ideia foi obra de três amigos, Albano Homem de Melo (ex-publicitário), António Cunha Araújo (ex-advogado) e Miguel Van Uden (ex-mediador imobiliário). A experiência que serviu de lançamento para o h3 foi o Café 3, aberto pelos 3 amigos no Tivoli Fórum, em Lisboa, no ano de 2004. O conceito do café era servir boas refeições, a preços acessíveis e de forma rápida, e já nessa altura os hambúrgueres eram uma das especialidades da casa. A experiência adquirida no Café 3 permitiu aos três sócios lançarem-se para novos planos, e surgiu assim, após um ano de planeamento, a primeira loja h3 no Monumental, também em Lisboa, no ano de 2007.
Apesar de parecer difícil introduzir mais uma marca no já saturado mercado das refeições rápidas em Portugal, sobretudo na área dos hambúrgueres, o conceito de “not so fast food” fez sucesso desde o início, pois tratou de responder a duas das principais preocupações da maior parte dos seus clientes: a falta de tempo para refeições mais completas, mas também a preocupação em tentar fazer uma refeição o mais saudável possível nesse curto espaço de tempo.
Três anos volvidos e o sucesso da ideia é notório em muitos dos centros comerciais do país, contando a cadeia já com cerca de 30 restaurantes e 400 empregados. Este crescimento repentino da marca surpreendeu os fundadores, que, mesmo com o aumento da procura, procuram ao máximo que os produtos que servem sejam da máxima qualidade e de origem portuguesa, embora esta seja uma tarefa difícil, como refere António da Cunha Araújo em entrevista à revista Marketeer (nº 163, Fevereiro de 2010): “Não esperávamos crescer tão rapidamente, (…) O que queremos é garantir que servimos o mesmo hambúrguer em qualquer lado, ou seja, que terá a mesma composição. Mas será impossível que, no futuro, todos os novilhos sejam portugueses.”
Sendo um conceito inovador, a expansão da marca além fronteiras é já uma possibilidade, sendo os mercados espanhol e brasileiro os principais candidatos a receber o h3 num futuro próximo, tendo, no entanto já havido contactos de várias outras partes do mundo para expandir o conceito.
O h3 é assim, um exemplo empresarial em Portugal, responsável por revolucionar o mercado das refeições rápidas, revolução presente no slogan da marca acerca do hambúrguer, que diz: “Nasceu em Hamburgo, tornou-se popular em Nova York e gourmet em Portugal”.


H3 Tuga

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