sábado, 20 de novembro de 2010

As marcas da nossa vida (7) - M&M's

Quem pode dizer que nunca teve um momento mais doce graças aos M&M’s? É essa a magia dos conhecidos chocolates, que fazem parte da vida de milhões de fãs por todo o mundo, apesar de se tratar de um chocolate e trazer consigo as nem sempre desejadas calorias extra.
A saga dos tão conhecidos e adorados “chocolate candys”, como são apelidados, começou no final da década de 30 do séc.XX , durante a Guerra Civil de Espanha.
Ao longo do conflito, um americano, Forest Mars Sr., desloca-se até Espanha e encontra-se com alguns soldados que estavam a comer pequenos pedaços de chocolate envoltos numa cobertura de açúcar rígida, o que fazia com que estes não se derretessem nas mãos. Mars achou a ideia curiosa e, quando voltou aos Estados Unidos, desenvolveu a receita.
Em 1941, a marca foi patenteada como M&M’s, sigla de Mars & Murrie, em honra do fundador Forest Mars e do seu sócio no produto, R. Bruce Murrie. Ainda nesse ano, os chocolates começaram a ser comercializados nos Estados Unidos mas onde fizeram realmente furor no seu primeiro ano de vida foi na Europa, já que as tropas americanas estacionadas no Velho Continente a travar a 2ª Guerra Mundial escolheram os M&M’s como parte integrante das suas rações (o que ainda hoje acontece), pois eram um pequeno lanche pronto a ser ingerido em qualquer cenário e, como não derretiam, eram resistentes a todos os tipos de clima.
Primeiramente, eram comercializados em tubos de cartolina e só em 1948 passaram a vir nos pequenos sacos castanhos onde ainda hoje são vendidos os M&M’s originais.
Em 1950, foi adicionada ao “snack” outro traço característico, o “m” branco em cada pedaço.
Os M&M’s eram já um sucesso nos Estados Unidos quando, em 1954, fizeram a sua estreia publicitária na televisão, onde foi lançado o slogan “Melts in your mouth, not in your hands” ou seja, “Derrete na sua boca, não nas suas mãos”, em alusão a uma das suas principais características, o facto de não derreter.Enquanto hoje, quando pensamos em M&M’s, nos vem logo à imagem as cores sortidas dos pequenos chocolates, a verdade é que, até 1960, a única cor era o castanho, tendo nesse ano sido introduzidas outras três cores, o amarelo, o vermelho e o verde, e para que outra cor fosse acrescentada foram precisos mais 16 anos, quando, em 1976, o laranja se juntou também à família M&M’s.
Após se ter tornado um produto de culto nos Estados Unidos, a internacionalização da marca deu-se em 1980, chegando a 16 países um pouco por todo o mundo, como a Austrália, Itália, Reino Unido, Canadá, Japão ou Hong Kong. Em 1982, os M&M’s expandem-se novamente, mas agora para fora do planeta, visto que foram também incluídos nas rações para as primeiras missões espaciais do space shuttle. Esta deslocação ao espaço fez com que os M&M’s estejam agora em exposição permanente no Museu do Ar e Espaço do Smithsonian Institute, em Washington DC.
O número de aficionados aumentou assim consideravelmente e, em 1995 foi adicionada uma nova cor, o azul, por votação dos consumidores. Dois anos depois, em 1997, abriu o primeiro M&M’s World, em Las Vegas, uma autêntica megastore onde estão disponíveis desde os habituais chocolates até vestuário e vários outros produtos de merchandising. Actualmente, existem duas lojas deste tipo para além da de Las Vegas, uma situada em Orlando e outra em Nova Iorque.
Em 2002, foi adicionada outra cor, também por votação dos consumidores, tendo o roxo vencido desta vez.
Assim, os M&M’s são uma das marcas mais reconhecidas do mundo, atingindo uma produção diária de 400 milhões de M&M’s nos Estados Unidos, fazendo parte do Grupo Mars, em honra do seu fundador, grupo do qual também fazem parte outras insígnias como o Mars, o Snickers, os chocolates Dove, Skittles, Bounty, entre outras.



Fontes utilizadas:
Site oficial M&M's
Site Oficial Mars

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