sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

As marcas da nossa vida (9) - H&M

Nas nossas visitas aos centros comerciais ou zonas de comércio em Portugal ou em qualquer outra parte do mundo, há muitas lojas que são uma constante, que estão por todo o lado: uma delas é, sem dúvida, a H&M.
Esta marca sueca de vestuário, prático e “da moda”, mas bastante mais acessível que o das casas de alta costura, tornou-se, nos últimos anos, uma referência nos guarda-roupas e um verdadeiro colosso da moda mundial.
A marca nasceu na Suécia, primeiramente a comercializar apenas roupa dirigida ao sexo feminino, pela mão de Erling Persson. O nome inicial da marca foi Hennes e a primeira loja abriu na cidade sueca de Västerås no ano de 1947.
Em 1968, Erling Persson adquiriu uma loja ligada à caça situada em Estocolmo, de nome Mauritz Widforss. Com o stock de roupa ligada à prática da caça, a marca passou a comercializar também roupa de homem, passando a marca a denominar-se Hennes & Mauritz (H&M).
Ainda antes da passagem da marca para H&M, a primeira loja fora da Suécia foi aberta, em 1964, na vizinha Noruega, tendo a expansão continuado em 1967 para a Dinamarca.
Mas foi no final dos anos 80 e início dos anos 90 que a marca sofreu uma grande expansão. Já tinha chegado em 1976 ao Reino Unido, mas, nessa altura, chega à Holanda e à Alemanha. O período de notória expansão seguinte chega no final da década de 90 e início dos anos 2000, em que se expande praticamente para o resto da Europa, chegando a Portugal em 2003.
Um dos grandes marcos da expansão da marca foi também a abertura da primeira loja nos EUA, em 2000, localizada em plena 5ª Avenida, em Manhattan, Nova Iorque.
Actualmente, a H&M está presente em mais de 40 países, empregando cerca de 76000 pessoas, em mais de 200 lojas espalhadas por todo o mundo, tendo ainda um grande potencial de expansão, mas sendo já considerada, desde 2008, a maior empresa cotada no índice bolsista sueco, atingindo já cerca de 183000 accionistas.
Desta forma, a marca tem crescido e cimentado a sua posição no mundo da moda, apesar da concorrência de outras grandes marcas internacionais que estão presentes no mesmo segmento de mercado e com a mesma metodologia em termos de produtos.
A H&M tem também mantido a sua missão de colocar à disposição do cliente moda de qualidade, mas a preços acessíveis. Para este efeito, a marca conta com uma equipa de mais de 100 designers permanentes que todos os dias criam novas peças para definir a conjuntura em termos de moda um pouco por todo o mundo, tendo sempre em atenção os gostos, desejos e tendências dos clientes, num processo que não demora muito tempo do gabinete dos designers até às prateleiras das lojas.
São também de notar algumas colaborações da marca com estilistas de renome internacional, com Stella McCartney, Jimmy Choo, Karl Lagerfeld ou Roberto Cavalli, que produziram algumas colecções exclusivas e limitadas para a marca, que costumam esgotar em poucas horas, o que demonstra os frutos da estratégia da marca de diferenciar a sua produção, usando o chamariz dos estilistas de renome internacional, aproveitando para oferecer um pouco do glamour da alta costura, mas mantendo a filosofia de moda prática e acessível em termos monetários.
A gestão da marca continua na família Persson, sendo o Chairman Stefan Persson, que abandonou as funções de CEO em 1998. Desde 2009, o cargo de CEO é ocupado pelo seu filho, Karl-Johan Persson.






Sem comentários:

Enviar um comentário