À semelhança do que foi feito no ano passado, o Expresso voltou a publicar na sua Revista a lista das 100 personalidades mais influentes em Portugal nos últimos 12 meses. Este ano a lista foi restringida aos portugueses com influência em Portugal, ficando excluídas personalidades lusas com maior acento em territórios estrangeiros.
Tal como se verificou no ano passado, e como seria de esperar pela importância que os principais líderes empresariais desempenham nas sociedades actuais, entre estes 100 ilustres estão vários ligados à Economia ou à Gestão.
Cada um dos presentes na lista tem direito a uma pequena nota, que mistura a introdução biográfica com o salientar dos factos ocorridos no último ano que levaram a que fossem considerados influentes. Em alguns dos casos esses pequenos textos foram escritos por convidados nacionais e estrangeiros, pois o “influente” em questão é merecedor da sua admiração e estima, segundo a Revista.
Ao olharmos para esta lista de ilustres influentes, podemos ver que estão presentes nos mais variados sectores de actividade, e que a sua influência é exercida das mais variadas maneiras, nunca deixando de ser notória. Um exercício interessante é o de pensarmos onde estas individualidades exercem influência nas nossas vidas. É fácil de ver, pois as instituições a que estão ligados ou as causas que defendem dificilmente nos são alheias. Se pensarmos nos nossos actos mais banais do quotidiano vemos lá muitas ligações a estas personalidades, o que ilustra eficazmente a enorme influência que exercem na nossa sociedade.
Este ano são 21 as personalidades ligadas a estas áreas que figuram na lista dos 100 mais influentes (apresentados pela ordem pela qual figuram na publicação e com os títulos/ocupações presentes na sua descrição):
- Alexandre Soares dos Santos - Presidente da Jerónimo Martins
- Nuno Amado – Presidente do BCP
- Vítor Constâncio – Vice-Presidente do BCE
- Francisco Pinto Balsemão – Presidente da Impresa
- Ricardo Salgado – Presidente do BES
- António Borges – Consultor
- Pedro Queiroz Pereira – Empresário
- António Saraiva – Presidente da CIP
- Carlos Costa – Governador do Banco de Portugal
- Américo Amorim – Empresário
- Isabel Jonet – Presidente do Banco Alimentar
- António Mexia – Presidente da EDP
- António Pires de Lima – Gestor
- Zeinal Bava – Presidente da PT
- Vítor Gaspar – Ministro das Finanças
- Jorge Coelho – Gestor
- Albano Homem de Melo – Cofundador da H3
- Fátima Barros – Economista
- João Ferreira do Amaral – Economista
- Álvaro Covões – Empresário
- Luís Montez – Empresário
Sublinhados:
“É um líder que exerce a sua influência pelo exemplo, pela maneira como abraça e agarra os projectos em que se envolve.”
António Horta Osório sobre Nuno Amado
“Agora, o ministro das Finanças nunca é alguém muito popular, mas convém que seja alguém a quem mesmo os críticos reconheçam competência técnica.”
Eduardo Catroga sobre Vítor Gaspar
Sem comentários:
Enviar um comentário