quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Gestão à vista (2) - Drive: The surprising truth about what motivates us



Este vídeo tem como grande base o livro Drive, de Daniel Pink, e mais especificamente o seu discurso na RSA, a RoyalSociety for the Encouragement of Arts, Manufactures and Commerce, uma sociedade que tem como objectivo a discussão e o lançamento para a sociedade de ideias que maximizem e dêem a descobrir todo o potencial humano.
No caso específico deste pequeno vídeo, o principal tema é a motivação dos trabalhadores, e em especial qual o papel que o dinheiro representa como motivador.
Durante o vídeo, são-nos mostrados os resultados de um estudo que obteve a conclusão de que nem sempre o dinheiro é o melhor motivador, e que este perde um espaço considerável quando falamos de actividades cognitivas. Em paralelo com o dinheiro, o estudo apresenta outras motivações, que são a autonomia, a mestria numa dada actividade e o propósito da realização desta. Já no final, é feita uma análise ao que acontece quando o objectivo lucro ultrapassa o propósito da empresa e das implicações que isso tem na sua imagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário