sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Steve Jobs e o futuro da Apple


Esta semana terminou o período como CEO de um dos mais conceituados e respeitados dirigentes dos últimos anos, Steve Jobs.
Numa carta dirigida ao Conselho de Administração da Apple e a toda a comunidade da marca da maçã, Steve Jobs apresentou a sua demissão, dizendo que sentiu que chegou o dia em que não conseguiria mais corresponder às expectativas como CEO da Apple, dizendo-se que este anúncio aparece em muito relacionado com os problemas de saúde com que Jobs se tem debatido nos últimos anos.
Apesar de deixar o cargo de Presidente Executivo da tecnológica americana, Steve Jobs continuará a exercer funções na empresa, mas agora como Presidente do Conselho de Administração. O cargo de CEO será ocupado por Tim Cook, que já conta com 10 anos de experiência na empresa e que os analistas mundiais consideram capaz de continuar o legado do fundador da marca.
Jobs foi um dos fundadores da Apple, no ano de 1976, e manteve-se na empresa até 1985, quando divergências com a estrutura directiva o levaram a abandonar a marca que tinha ajudado a fundar. Em 1996, regressava à empresa, já depois de ter fundado a Next (adquirida pela Apple nesse ano) e de ter tido um enorme impacto na indústria da animação, na época em que liderou a Pixar.
Desde o seu regresso, a Apple tornou-se numa marca de enormes dimensões, cujos produtos revolucionaram o panorama tecnológico mundial.
Agora, muito se especula acerca do seu futuro sem Steve Jobs. A demissão do CEO provocou uma descida na cotação das acções da empresa e uma subida nas acções de vários concorrentes.
Apesar de muitas vezes ser criticado pelas políticas de produtos que aplicou na Apple, e também pelo seu estilo de gestão considerado duro e impessoal, a verdade é que Steve Jobs deixou uma enorme marca no mundo empresarial e tecnológico, pelos métodos que utilizou e pelos produtos que ajudou a criar.
Uma citação sua corre no mundo da gestão: “É a inovação que distingue um líder de um seguidor”.

Sem comentários:

Enviar um comentário