quinta-feira, 1 de setembro de 2011

As marcas da nossa vida (15) - IKEA



O início da famosa construtora de móveis sueca remonta a 1943. Ingvar Kamprad, um jovem de 17 anos, dá início ao seu negócio com uma pequena quantia de dinheiro que tinha recebido do pai como prémio de aproveitamento escolar. O seu negócio na altura ainda não se assemelhava ao que hoje é a IKEA, pois comercializava canetas, carteiras, molduras e outros artigos práticos, através da venda porta a porta. O nome IKEA deve-se às inicias dos seus nomes, e também a Elmtaryd e Agunnaryd, a quinta e a aldeia onde Ingvar passou a sua infância. A introdução dos móveis como principal produto da marca dá-se em 1948, com produtos originários de fábricas próximas do local onde nasceu o fundador. Em 1951 é publicado o primeiro dos catálogos IKEA, ainda hoje utilizados. Com a introdução deste sistema de venda, Ingvar pensou que se poderia tornar um comerciante de grande escala e optou desde então pela comercialização de produtos a baixo preço. No entanto, foi em 1956 que surgiu o modelo de negócio da marca. Para que uma mesa coubesse no automóvel sem se danificar, um dos funcionários da empresa retirou-lhe as pernas e assim nasceu o conceito da auto-montagem, que hoje distingue a IKEA, e que permitiu na altura reduzir ainda mais o preço dos móveis vendidos. O baixo preço permitiu que a empresa superasse em parte a concorrência e iniciasse a sua rota de crescimento, que culminou com a abertura da primeira loja da marca em 1958, em Älmhult, na Suécia, na altura a maior exposição de móveis da Escandinávia. Foi também nesta loja que abriu o primeiro restaurante IKEA, em 1960. Como era ainda a única loja da marca, maior parte dos clientes tinha que fazer grandes deslocações para a visitar, e desta forma podiam fazer também as suas refeições na própria loja, sem terem que sair e assim perder mais tempo. Os anos seguintes são de expansão, com o aparecimento de várias peças de mobiliário que ainda hoje são referências IKEA. Com este crescimento, a marca expande-se logo em 1963 para a Noruega, e abre, dois anos depois, a sua maior loja, em Estocolmo. Devido às enormes dimensões, é lá que aparece o conceito de armazém self-service, outra das peças importantes do conceito de compras IKEA que vigora desde então. Até final dos anos 70, a marca sueca expande-se para o resto da Escandinávia e para vários outros países, como Austrália, Canadá, Alemanha e Holanda. Em 1984, é lançada a IKEA Family, o clube de clientes da marca, que hoje conta já com cerca de 15 milhões de sócios. Dois anos depois, o fundador da marca, Ingvar Kamprad deixa a direcção executiva da empresa, tendo passado o cargo de director do Grupo IKEA a ser ocupado por Anders Moberg. Devido à sua actividade maioritariamente consumidora de recursos naturais, a IKEA implementa em 1990 a sua primeira grande política ambiental. Actualmente, a empresa continua esse projecto, procurando tornar-se a si, aos seus produtos, e consequentemente aos seus clientes mais ambientalmente sustentáveis. Para uma maior integração de todo o processo produtivo da marca, a IKEA adquire, em 1991, as suas próprias serrações e fábricas, dando origem ao grupo industrial Swedwood. Pela mesma altura, é também dada uma maior atenção às crianças, sendo lançadas, desde 1994, várias linhas de móveis a pensar exclusivamente nos mais novos. De destacar também o evento Big Thank You que aconteceu em 9 de Outubro de 1999, e se apresentou como um prémio a todos os colaboradores da empresa. Todas as vendas realizadas nesse dia foram divididas por todos os colaboradores, como forma de reconhecimento do seu trabalho e dedicação à empresa. Os anos mais recentes têm sido também de uma continuada expansão dos negócios e da sua notoriedade, sobretudo nas políticas de filantropia e de protecção do ambiente, onde mantém parcerias com muitas das principais ONGs. A IKEA chega a Portugal em 2004, e actualmente conta com mais de 260 lojas em 25 países, contando com 123 mil colaboradores nas suas lojas e no seu grupo industrial. A missão e objectivo da empresa é criar um melhor dia-a-dia para os seus clientes. Não sabemos se o fazem efectivamente, mas a verdade é que a IKEA, com o seu modelo de negócio assente no pilar dos preços baixos, revolucionou completamente o mercado do mobiliário e certamente a maneira como muitas pessoas cuidam da sua casa. A sua gama de mais de 9000 produtos, todos ainda com uma inspiração sueca, está hoje presente em muitas habitações por todo o mundo, ditando tendências em termos de decoração e mudando lares e, quem sabe, até criando mesmo um melhor quotidiano para todos os seus clientes. 

Fontes utilizadas:
IKEA Portugal - Site Oficial
Dearlove, Denis; Crainer, Stuart; As 50 maiores marcas, Abril/Controljornal, 1999

Sem comentários:

Enviar um comentário