sábado, 13 de agosto de 2011

Marcadores (2) - David Ricardo



David Ricardo nasceu em Londres em 1772. A sua família era judaica, de origem portuguesa, e tinha-se estabelecido na capital britânica depois de ter estado na Holanda. O seu pai trabalhava na Bolsa de Londres, tendo David começado a acompanhá-lo na sua actividade com apenas 14 anos.
Aos 21 anos foi deserdado pela família por ter casado com uma mulher não judia, mas nessa altura tinha já vários conhecimentos no mercado bolsista, o que lhe permitiu manter-se na actividade em que tinha entrado com o pai durante mais alguns anos e constituir uma fortuna considerável.
Aos 27 anos, David Ricardo leu A Riqueza das Nações, de Adam Smith, livro que nessa altura lhe despertou o interesse pelos assuntos económicos.
Dez anos mais tarde, publicou o seu primeiro artigo económico e a sua obra mais notável, Princípios de Economia Política e Tributação, foi publicada corria o ano de 1817.
As suas ideias e pensamentos económicos tiveram grande influência na altura, tendo dado origem à primeira grande doutrina económica. Os seus seguidores formaram então a chamada “escola clássica”, que teve grande impacto no pensamento económico.
A sua teoria económica era centrada na Lei dos Rendimentos Decrescentes, especialmente quando interligada com as questões das rendas da terra cultivável, tudo isto numa altura em que a economia mundial estava essencialmente baseada na agricultura. Outros dos destaques da sua linha de pensamento foi a Lei da Vantagem Comparativa, acerca dos benefícios do comércio livre e da especialização das nações no que melhor produziam.
David Ricardo foi também membro do Parlamento Britânico, mais precisamente da Casa dos Comuns. Faleceu no ano de 1823, aos 51 anos.


Principles of Political Economy and Taxation
Londres, 1817


Fontes Utilizadas:
About.com Economics - The Life and Works of David Ricardo
Wikipedia - David Ricardo
César das Neves, João Luís. Introdução à Economia. 8ª edição. Lisboa, Verbo, 2007


Sem comentários:

Enviar um comentário