sexta-feira, 13 de agosto de 2010

As marcas da nossa vida (3) - Swatch


Actualmente, nos pulsos de vários milhões de pessoas por todo o mundo, vemos um Swatch, o relógio que salvou a relojoaria suíça e que se tornou num verdadeiro ícone.
A história da Swatch começou quando, nos anos 70, a histórica indústria relojoeira suíça viu o seu estatuto e potencial ameaçado pelo aparecimento de relógios oriundos do Japão, com marcas como a Seiko, com qualidade elevada, mas a um preço muito mais baixo do que os clássicos relógios suíços, ao mesmo tempo que os relógios analógicos perdiam cada vez mais mercado para os digitais.
Assim, no seio da relojoaria suíça, apareceu a necessidade de criar um novo relógio que dinamizasse de novo o sector, de vital importância também para a actividade económica do país. O planeamento do novo produto começou com a criação da SMH, a Corporação Suíça para Indústrias de Micro Electrónica e Construção de Relógios. No seio desta corporação, mais concretamente, pela mão de Nicolas G. Hayek, o fundador do grupo Swatch, surgiu a ideia de criar um relógio barato, mas tecnologicamente evoluído, artístico e com emoção: assim apareceu o Swatch.
Ao contrário do que muitas vezes se pensa, Swatch não significa Swiss Watch, mas sim Second Watch, pois apareceu como uma reviravolta no sector, uma segunda onda de relógios com a missão de levar de novo ao esplendor os relógios analógicos e o sector relojoeiro suíço.
Desta forma, em 1983, apareceu o primeiro Swatch, um relógio analógico, que utilizava um sistema de quartzo, em vez do habitual, elaborado e caro sistema de cordas e molas, e que viu o seu número de peças ser reduzido das habituais 91 para 51, para além de utilizar materiais sintéticos na pulseira. Com estas inovações, o recém-criado relógio conseguiu oferecer uma qualidade e uma fiabilidade digna dos relógios suíços, mas a um preço bastante mais acessível, o que lhe valeu ser apelidado de descartável de luxo.Este relógio de pulso inovador marcou a década de 80, tornou-se num acessório de moda, usado por várias celebridades, como “elástico” para os rabos-de-cavalo, e até mesmo aos pares, atingindo a popularidade que ainda hoje detém, de relógio de pulso mais famoso do mundo.
Desde então, a marca expandiu-se, tal como o próprio conceito do relógio Swatch. Actualmente há já uma vasta gama, que não apenas os simples relógios de pulso de plástico (os chamados Originals), similares aos primeiros lançados pela marca. Existem já os modelos Irony (os Swatch de metal), os Skin (os relógios mais finos do mundo), os Flik-Flak (para crianças), entre outros, estendendo-se já a actividade da marca à bijuteria.
A Swatch também tem conseguido manter a sua imagem irreverente, inovadora, estando associada a vários eventos desportivos como os Jogos Olímpicos de 1996, 2000 e 2004, mas também a competições de voleibol de praia, snowboard, surf, motocrosse e BMX.




o 1º relógio Swatch, de 1983


Fontes utilizadas: Swatch (Site Oficial), Wikipédia, Relogiolândia

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