domingo, 22 de agosto de 2010

Pub por Pub (4) - Astérix rendido ao Big Mac?



Este recente anúncio da companhia de fast-food McDonald’s apresenta-nos o famoso personagem de banda desenhada Astérix e os seus habituais companheiros a participarem em mais um dos famosos banquetes característicos.
Acontece que, desta vez, em lugar de o fazer na aldeia gaulesa de onde são provenientes tanto Astérix como os outros personagens da história, o local escolhido foi um restaurante da McDonald’s.

A campanha, produzida pela McDonald’s para divulgação em França, tem, no entanto, sido alvo de várias críticas, muitas delas vindas dos fãs de banda desenhada, que não gostaram de ver um dos seus heróis num anúncio a um restaurante de fast-food. As críticas chegam também de vários franceses, já num acto de patriotismo, que consideram este anúncio um insulto a um dos seus símbolos mais queridos, atingindo a revolta outros patamares, relançando-se discussões antigas, que envolvem a sensação de ameaça à cultura e à famosa culinária francesa, acabando por vir sempre à baila os sentimentos menos positivos face aos Estados Unidos, à americanização da sociedade e à globalização em geral.
Olivier Delcroix, num artigo no jornal francês Le Figaro diz “Astérix, o último dos nossos heróis nacionais, irredutível gaulês resistente ao opressor graças à poção mágica e ao humor, deixar-se-ia seduzir pelo Big Mac e pela Coca-cola, abandonando por vontade própria a cerveja e o javali?”

Este pequeno outdoor publicitário surge inserido na campanha “Come as you are” (“Venez comme vous êtes” em francês e “Venha como é”, numa tradução mais à letra para o português), que, em França, tinha já sido alvo de polémica anteriormente, por ter lançado um spot televisivo onde aparecia, num restaurante da cadeia americana, acompanhado pelo pai, um jovem homossexual a falar ao telefone com o seu companheiro, surgindo depois o slogan “Venez comme vous êtes”, chocando o público com a inclusão de um tema ainda nem sempre bem recebido pela sociedade num anúncio a uma cadeia de fast-food, tendo alegado a McDonald’s pretender transmitir a ideia de que é aberta a todos os consumidores, independentemente da sua maneira de ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário