quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Leituras (2) - Top 50 da Gestão

Uma lista de 50 livros a ler, publicada na separata “Os caminhos da Gestão – 50 livros fundamentais”, da revista Dirigir (IEFP: nº110, Abril a Maio.2010), apresenta alguns dos nomes e títulos que mais influenciaram a liderança, a motivação, a gestão em geral, de que se fala nos dias de hoje. O leitor pode, ao longo de quase 2500 anos de escritos (as obras surgem ordenadas cronologicamente), apreender o nascimento das ideias e das práticas que actualmente são utilizadas, ensinadas e tidas como ideais para muitos gestores, demonstrando assim o processo histórico por detrás dos métodos de gestão.
Aqui fica a lista, elaborada por J. M. Marques Apolinário, onde mantenho os títulos em inglês (conforme a lista original) e, entre parêntesis, as respectivas traduções portuguesas que me foi possível encontrar (a partir do catálogo da Biblioteca Nacional de Portugal).

Pré-História da Gestão
The Art of War (A Arte da Guerra), Sun Tzu (500 a.C.)
The Prince (O Príncipe), Nicolau Maquiavel (1513)
An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations (Inquérito sobre a natureza e as causas da riqueza das nações), Adam Smith (1776)

1900-1929
The Principles of Scientific Management (Princípios da Administração Científica), Frederick W. Taylor (1911)
General and Industrial Managent (Administração Industrial e Geral), Henry Fayol (1916)
My life and Work (Minha vida e minha Obra), Henry Ford (1923)

Anos 30
How to win friends and influence people (Como fazer amigos e influenciar pessoas), Dale Carnegie (1937)
The functions of the executive (As Funções do Executivo), Chester Barnard (1938)

Anos 40
Dynamic Administration, Mary Parker Follet (1941)
Theory of social and economic organization, Max Weber (1947)

Anos 50
Motivation and Personality, Abraham Maslow (1954)
The Practice of Management (Prática de Administração de Empresas), Peter Drucker (1954)
Parkinson’s law (A Lei de Parkinson), C. N. Parkinson (1958)
The Motivation to work, Frederick Herzberg (1959)

Anos 60
The Human side of enterprise (Os aspectos humanos da empresa), Douglas McGregor (1960)
Innovation in Marketing, Ted Levitt (1962)
Strategy and Structure, Alfred Chandler (1962)
A Company and its Beliefs, Thomas Watson Jr. (1963)
My Years with General Motors (Eu e a General Motors), Alfred P. Sloan (1963)
Corporate Strategy (Estratégia Empresarial), Igor Ansoff (1965)
Marketing Management (Administração de Marketing), Philip Kotler (1967)
The Age of Discontinuity (Uma era de desconhecimentos), Peter F. Drucker (1969)

Anos 70
Up the Organization, Robert Townsend (1970)
The Nature of Managerial Work, Henry Mintzberg(1973)
Organizational Learning, Chris Argyris & Donald Schon (1978)
Leadership, James MacGregor Burns (1978)

Anos 80
Competitive Strategy (Estratégia Competitiva), Michael Porter (1980)
The Third Wave (A terceira vaga), Alvin Toffler (1980)
The Art of Japanese Management, Richard Pascale & Anthony Athos (1981)
In Search of Excellence (Na senda da excelência), Tom Peters & Robert Waterman (1982)
The Mind of the Strategist, Kenichi Ohmae (1982)
Out of the Crisis, W. Edwards Deming (1982)
Change Masters, Rosabeth Moss Kanter (1983)
Management Teams, Meredith Belbin (1984)
Leaders (Líderes), Warren Bennis & Burt Nanus (1985)
Organizational Culture and Leadership, Edgar Schein (1985)
Juran on Planning for Quality, Joseph M. Juran (1985)
Managing across Borders, Christopher Barlett & Sumantra Ghoshal (1989)
The Age of Unreason (A era da irracionalidade), Charles Handy (1989)

Anos 90
The Borderless World (O Mundo sem fronteiras), Kenichi Ohmae (1990)
The Competitive Advantage of Nations (A vantagem competitiva das Nações), Michael Porter (1990)
Management on the Edge, Richard Pascale (1990)
The Fifth Discipline (A Quinta Disciplina), Peter Senge (1990)
Liberation Management, Tom Peters (1992)
Maverick!, Ricardo Semier (1993)
Reengineering the Corporation (A reengenharia da empresa), James Champy & Michael Hammer (1993)
Riding the Waves of Culture, Fons Trompenaars (1993)
The rise and fall of Strategic Planning, Henry Mintzberg (1994)
Corporate-Level Strategy, Michael Gold, Andrew Campbell & Marcus Alexander (1994)
Competing for the Future, Gary Hamel & C. K. Prahalad (1994)

Sem comentários:

Enviar um comentário